Trajetória

Pertencente a uma família italiana na qual a música sempre esteve presente, o luthier Eduardo Zabotto conheceu ainda pequeno instrumentos como acordeon, cavaco, viola e o instrumento que seria posteriormente o objeto de estudo e paixão de toda sua vida: o violão. Instrumento que neste momento fazia o papel de estopim de sua vocação que, pode-se dizer, mostrou-se inerente à sua pessoa desde o princípio. Ainda neste período, mostrava grande familiaridade com o manuseio da madeira ao brincar com esculturas e entalhes na casa onde viveu sua infância, traços que também viriam a se fortalecer no futuro.

Formado em Violão Clássico, seu primeiro contato com luthieria se deu em um workshop ministrado por um famoso luthier de São Paulo especializado em instrumentos acústicos. Nesta época já sustentava-se dando aulas particulares de violão clássico erudito e popular, fato que o levou a se aproximar mais ainda da Luthieria nesta fase de sua vida e que o fez buscar literatura sobre luthieria e fazer diversos cursos com renomados luthiers, tendo finalmente se filiado através da ABL (Associação Brasileira de Luthiers), às norte-americanas Guild of American Luthier e A.S.I.A. (The Association of Stringed Instrumens Artisans), associação responsável pela revista Guitar Maker. Depois de aproximadamente dez anos de aulas particulares, especialista em luthieria e tendo acumulado conhecimentos sobre mecânica ao trabalhar em algumas empresas do ramo, tomou a iniciativa de colocar em prática todos os projetos que havia elaborado desde então: tornos, lixadeiras e outros equipamentos personalizados.

Atualmente administra a Luthieria Zabotto, local onde confecciona de forma personalizada e artesanal todo tipo de instrumento de corda, fazendo uso de diagramas e plantas de modelos especiais (Ramirez, Fleta, Gibson e outros) e matéria-prima específica de alta qualidade. Em paralelo continua prestando serviços de manutenção e restauração em instrumentos de cordas em geral.

Faça uma visita à oficina, com certeza será uma experiência gratificante! Você poderá conhecer um grande acervo de partituras para violão e gravações raras que Zabotto vem colecionando ao longo de sua vida.

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *